“Benchmark” é uma técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que tenham práticas exemplares de administração. A essência do Benchmarking é a busca das melhores práticas de administrativas como forma de ganhar vantagens competitivas.
O QUE É O BENCHMARK?
O Benchmark é o padrão ou ponto de referência a ser copiado, quando se redesenham processos. Uma organização pode ser excepcionalmente bem sucedida no processamento e acompanhamento de seus pedidos, ou na administração de suas contas a pagar. Pode ser que uma empresa tenha um ótimo sistema de produção, ou seja reconhecida pela excelência de seus produtos. Outras podem querer imitá-la, porque ela representa a excelência em um aspecto da administração.
Trabalhamos com diferentes tipos de benchmarking de acordo com os objetivos de cada instituição:
- Benchmarking Interno: utilizado quando a instituição realiza uma análise interna, colocando em foco as principais atividades do seu processo.
- Benchmarking Competitivo: utilizado quando a instituição busca externamente as informações de como outros competidores estão desempenhando a mesma tarefa.
- Benchmarking Industrial: é uma comparação muito mais ampla entre instituições do mesmo segmento com a finalidade de analisar as tendências do mercado, ajudando desta forma o estabelecimento de indicadores.
- Benchmarking Classe-Mundial: busca de práticas inovadoras independente do tipo de segmento, isto é, não importa o setor da fonte de informação.
Conheça nossas soluções e saiba como podemos impulsionar seu negócio para o próximo nível.
Entre em contato e saiba mais: [email protected]